“1st Research Methodology School – What needs to be done?”

Nov 20, 2014

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

whatneedstobedone
A "1st Research Methodology School" acontece ao longo do ano letivo 2014/2015
Fotografia: © DR

Nos dias 4 e 5 de dezembro tem lugar o primeiro momento da “1st Research Methodology School” que acontece ao longo do ano letivo 2014/2015. Trata-se de um debate internacional, intitulado “An International Debate on social science methodologies”, que pretende abrir um espaço onde se explore os desafios metodológicos contemporâneos da segunda década do século XXI. O evento é orientado para estudantes de pós-graduação, mestrado e doutoramento e investigadores em ciências sociais que desejem discutir os desafios metodológicos contemporâneos e partilhar as suas práticas de pesquisa e intervenção.

Rafaela Ganga, da comissão organizadora da “Research Methodology School”, afirma que no debate “os(as) autores(as) terão a oportunidade de discutir as suas estratégias de investigação entre os colegas e especialistas”.

A escola de metodologia é organizada numa parceria inédita entre o Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (DS-UP) e do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Para Rafaela Ganga, “procura-se aqui quebrar fronteiras não só disciplinares, entre a Sociologia, a Psicologia, as Artes, a Educação, entre outros, como regionais , entre o Norte e o Sul, entre Portugal e a Europa, entre a Europa e o mundo”.

nasce de uma preocupação de pensar o fazer da investigação e intervenção científica do presente

A investigadora adianta ainda que “a ‘1st Research Methodology School’ nasce de uma preocupação de pensar o fazer da investigação e intervenção científica do presente e de contribuir para a formação metodológica de estudantes, investigadores e profissionais das múltiplas disciplinas que enriquecem o campo das ciências sociais”.

A “Research Methodology School” divide-se em três momentos, com objetivos autónomo mas complementares, ao longo do ano letivo 2014/2015: “An International Debate on social science methodologies” (4 e 5 de dezembro na Coimbra Business School); “Training the essential for research project design and data analysis” (26 a 30 de janeiro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto); e “Micro research projects field work excursions (15 a 19 de junho Faculdade de Letras da Universidade do Porto ).

“Os três momentos da ‘1st Research Methodology School’ são autónomos, mas interligados, ou seja, os participantes podem frequentar toda a escola de metodologia, protagonizando um processo de aprendizagem contínuo, ou apenas um dos momentos”, refere a organização. As inscrições em cada um dos momentos são independentes e existem preços específicos para estudantes.

 

Mais informações e inscrições aqui.

Facebook da iniciativa.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »