Colóquio Internacional «74-14 | O Saal e a Arquitetura»

Nov 13, 2014

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

saalearquitetura
Fotografia: © DR

O Centro de Estudos Sociais e o Departamento de Arquitetura (DARQ) da Universidade de Coimbra (UC) organizam, nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro, o Colóquio Internacional «74-14 | O Saal e a Arquitetura #», em parceria com a Fundação de Serralves, o Centro de Documentação 25 de Abril e o Docomomo Internacional. O evento decorrerá no DARQ e no Colégio das Artes da UC.

Em 1974-76, o SAAL, Serviço de Apoio Ambulatório Local surgiu como um serviço descentralizado e desburocratizado, inserindo-se nos processos complexos da relação tripartida entre o Estado, os moradores pobres e os arquitetos. E produziu habitações. E produziu reflexão séria e consciente sobre a cidade e os seus processos de planeamento. E produziu arquitetura.

Assim, o objetivo do colóquio, de acordo com a organização, “é debater o SAAL enquanto modelo histórico, à luz da circunstância contemporânea. O SAAL serve, ainda hoje, para questionar e debater os temas e desafios que nos põem a questão da habitação, bem como a sua relação de proximidade com a arquitetura. Nesse sentido, no colóquio desdobrar-se-á essa reflexão sobre quatro planos convergentes e indissociáveis – portuguesa; autónoma; inclusiva; transrelacional – esperando que a ampliação de pontos de vista contidos em cada um desses desdobramentos contribua para uma síntese mais completa”. O debate contará com a  participação de algumas das mais importantes personalidades da arquitetura portuguesa contemporânea.

Informações detalhadas sobre os participantes e o programa aqui.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »