“Higgs para caloiros” no Rómulo

Out 29, 2018

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Rómulo Higgs para caloiros DR
Fotografia: © DR

É já hoje, 29 de outubro, pelas 18 horas, que o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe o investigador do CERN – European Organization for Nuclear Research, André Mendes. O físico é o orador principal da palestra “Higgs para Caloiros” e tem entrada livre.

Conhecida como “a partícula de deus”, o Higgs foi previsto por Peter Higgs e François Englert nos anos 60, o que lhes valeu o prémio Nobel. Durante a palestra, o objetivo é dar a conhecer o que é o Higgs assim como o trabalho realizado no CERN.

Mais informações sobre o evento aqui.

 

Sobre o palestrante:
André Mendes começou a fazer experiências com muões no CERN em 2001. Em 2006, juntou-se a CMS, uma das duas grande experiências no LHC, onde trabalhou no calorímetro electromagnético. Quando o LHC começou a funcionar, começou por medir a probabilidade de se produzir um fotão. Quando pensou em expandir a análise para dois fotões decidiu fazê-lo indo à procura do bosão de Higgs e dois anos depois encontrou-o. Continuou a estudar esta nova partícula até 2017, quando concluiu um mandato de dois anos de coordenador do grupo de física do Higgs em CMS, um grupo com 200 colaboradores activos. Desde o ano passado que o André se dedica a preparar os novos detectores que vão entrar em funcionamento em 2025.

 

Rómulo – Centro Ciência Viva da UC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »