a carregar...

UC recebe simpósio sobre cancro da cabeça e pescoço

Mai 19 • Sem comentários em UC recebe simpósio sobre cancro da cabeça e pescoço

A iniciativa vai decorrer na Subunidade 3 do Polo das Ciências da Saúde (Polo III) da Universidade de Coimbra.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someone

Sub-unidade-3-FMUC copy
Fotografia: © DR

No próximo sábado, 20 de maio, o simpósio “1as Atualizações em Cancro da Cabeça e Pescoço: da prevenção ao tratamento” vai reunir, em Coimbra, perto de duas centenas de especialistas de todo país.

A iniciativa vai decorrer na Subunidade 3 do Polo das Ciências da Saúde (Polo III), a partir das 9 horas e é organizada pelo Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e pelo Laboratório de Citogenética e Genómica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

O objetivo é fomentar uma discussão interdisciplinar no âmbito do cancro da cabeça e pescoço. Segundo Isabel Marques Carreira, Joana Barbosa de Melo e Ilda Patrícia Ribeiro, da Comissão Organizadora e docentes da FMUC, “a investigação científica nesta área tem permitido não só clarificar mecanismos biológicos, mas também a translação do conhecimento científico para o diagnóstico e a clínica. Mas é fundamental uma discussão e reflexão interdisciplinar alargada para melhorar o acompanhamento destes doentes e o desenho de novas estratégias de intervenção”.

O programa inclui sessões dedicadas ao diagnóstico e avanços terapêuticos, nomeadamente através da terapia fotodinâmica. Vai, também, discutir-se o papel da genética e meio ambiente no cancro da cabeça e pescoço e haverá ainda lugar a uma mesa redonda para analisar o papel do médico dentista e de família na prevenção e deteção precoce.

Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas aqui.

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo