Abr 27 • 1 comentário em AAC promove semana de prevenção para “corrigir o menos positivo da Queima das Fitas”

"Estamos prontos para corrigir as coisas menos positivas da Queima das Fitas", afirmou o presidente da DG/AAC, Alexandre Amado.

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+1Email this to someone

Semana de prevenção AAC 2017
Jorge Paiva (Movimento Não Lixes...,), Marta Graça (Grupo Ecológico da AAC), Alexandre Amado (AAC), Carlos Cidade (CMC), Fátima Pereira (InOutCister) e Rosário Pinheiro (FPCEUC)
Fotografia: © UC | Marta Costa

A Associação Académica de Coimbra (AAC), numa tentativa de reaproximar a cidade à Queima das Fitas, promove, pelo segundo ano consecutivo, uma Semana de Prevenção. Pretende-se desenvolver atividades que tenham impacto ambiental, na saúde ou a prevenir comportamentos de risco dos estudantes, explicou o presidente da Direção-geral da AAC, Alexandre Amado, durante a apresentação da iniciativa.

Para isso, a AAC associa-se a várias entidades para mostrar que as situações menos positivas que acontecem durante a festa podem ser corrigidas. O dirigente estudantil exemplificou com uma acção de limpeza do rio Mondego, na quinta-feira, 26, de manhã, ou com um peddy paper de sensibilização na cidade, realizado em conjunto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mas Alexandre Amado desvenda que a académica não fica por aí e vai promover ainda rastreios, acções de doação de sangue e medula, entre outras campanhas.

queremos mostrar que podemos compensar os prejuízos

O presidente da DG/AAC destacou ainda que, durante as Noites do Parque – de 5 a 12 de maio – os estudantes vão ajudar na “limpeza do espaço envolvente, pelas 6 horas da manhã”. De acordo com Alexandre Amado, a Queima das Fitas é uma festa que é “tantas vezes acarinhada como rejeitada, mas queremos mostrar que podemos compensar os prejuízos”. Ainda durante as noites de concertos no Parque da Canção, o estudante afirmou que vai estar um “elemento de choque” no recinto, a “sensibilizar sobre o álcool”.

Entre as entidades parceiras da Semana da Prevenção estão a InOutCister, o Grupo Ecológico da AAC, o “Movimento Não Lixes…” e  Projeto DesLiga da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Também a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) se associou à iniciativa. O vereador da CMC, Carlos Cidade, afirmou que “todos deveríamos contribuir para este momento histórico dos estudantes, porque a Queima das Fitas vai muito para além das festas”. De acordo com o representante da CMC, para “criar uma melhor imagem da Queima” é positivo que “a preocupação dos estudantes é ter este tipo de sensibilização”.

Um comentário a AAC promove semana de prevenção para “corrigir o menos positivo da Queima das Fitas”

1. Maria do Rosário Pinheiro diz:

Esta excelente iniciativa também tem a participação do Projeto Há Noites Assim!
    Há Noites Assim! 11 instituições parceiras, lideradas pela FPCEUC, estarão uma vez mais nas Noites do Parque realizando uma intervenção de informação e sensibilização acerca de comportamentos de risco e de proteção nas áreas dos comportamentos sexuais, de consumo, de segurança pessoal e rodoviária.
    Conheces o projeto? Já participaste? Deixa aqui o teu testemunho.
    Boa Queima! A vida agradece!