AAC promove semana de prevenção para “corrigir o menos positivo da Queima das Fitas”

Abr 27, 2017

"Estamos prontos para corrigir as coisas menos positivas da Queima das Fitas", afirmou o presidente da DG/AAC, Alexandre Amado.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

Semana de prevenção AAC 2017
Jorge Paiva (Movimento Não Lixes...,), Marta Graça (Grupo Ecológico da AAC), Alexandre Amado (AAC), Carlos Cidade (CMC), Fátima Pereira (InOutCister) e Rosário Pinheiro (FPCEUC)
Fotografia: © UC | Marta Costa

A Associação Académica de Coimbra (AAC), numa tentativa de reaproximar a cidade à Queima das Fitas, promove, pelo segundo ano consecutivo, uma Semana de Prevenção. Pretende-se desenvolver atividades que tenham impacto ambiental, na saúde ou a prevenir comportamentos de risco dos estudantes, explicou o presidente da Direção-geral da AAC, Alexandre Amado, durante a apresentação da iniciativa.

Para isso, a AAC associa-se a várias entidades para mostrar que as situações menos positivas que acontecem durante a festa podem ser corrigidas. O dirigente estudantil exemplificou com uma acção de limpeza do rio Mondego, na quinta-feira, 26, de manhã, ou com um peddy paper de sensibilização na cidade, realizado em conjunto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Mas Alexandre Amado desvenda que a académica não fica por aí e vai promover ainda rastreios, acções de doação de sangue e medula, entre outras campanhas.

queremos mostrar que podemos compensar os prejuízos

O presidente da DG/AAC destacou ainda que, durante as Noites do Parque – de 5 a 12 de maio – os estudantes vão ajudar na “limpeza do espaço envolvente, pelas 6 horas da manhã”. De acordo com Alexandre Amado, a Queima das Fitas é uma festa que é “tantas vezes acarinhada como rejeitada, mas queremos mostrar que podemos compensar os prejuízos”. Ainda durante as noites de concertos no Parque da Canção, o estudante afirmou que vai estar um “elemento de choque” no recinto, a “sensibilizar sobre o álcool”.

Entre as entidades parceiras da Semana da Prevenção estão a InOutCister, o Grupo Ecológico da AAC, o “Movimento Não Lixes…” e  Projeto DesLiga da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Também a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) se associou à iniciativa. O vereador da CMC, Carlos Cidade, afirmou que “todos deveríamos contribuir para este momento histórico dos estudantes, porque a Queima das Fitas vai muito para além das festas”. De acordo com o representante da CMC, para “criar uma melhor imagem da Queima” é positivo que “a preocupação dos estudantes é ter este tipo de sensibilização”.

Redes Sociais

Um comentário a AAC promove semana de prevenção para “corrigir o menos positivo da Queima das Fitas”

  1. Maria do Rosário Pinheiro diz:

    Esta excelente iniciativa também tem a participação do Projeto Há Noites Assim!
    Há Noites Assim! 11 instituições parceiras, lideradas pela FPCEUC, estarão uma vez mais nas Noites do Parque realizando uma intervenção de informação e sensibilização acerca de comportamentos de risco e de proteção nas áreas dos comportamentos sexuais, de consumo, de segurança pessoal e rodoviária.
    Conheces o projeto? Já participaste? Deixa aqui o teu testemunho.
    Boa Queima! A vida agradece!
    https://www.facebook.com/gae.uc?fref=ts

« »