A 7 de novembro, pelas 17 horas, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realiza-se a apresentação do livro “A Economia Social em Movimento – Uma História das Organizações”. O livro é da autoria de Álvaro Garrido e David Pereira, com prefácio de Eduardo Graça. A apresentação do livro está a cargo do professor jubilado da FEUC, por Rui Namorado.

Livro Economia Social em movimento

A Economia Social é uma realidade diversificada e dinâmica. Existem cooperativas, mutualidades, fundações, associações de cultura e recreio e inúmeras entidades com estatuto de IPSS. Muitas nasceram no século xix, sobreviveram a crises económicas e adaptaram se a diversos contextos políticos. Importa, portanto, traçar a sua história. O Estado Novo hostilizou o associativismo, reprimiu cooperativas e mutualidades. Que consequências ficaram desse condicionamento? E, desde o 25 de Abril até agora, que papel desempenham essas entidades na sociedade portuguesa?

Oferecendo conhecimento histórico inédito sobre as organizações da Economia Social em Portugal, este livro analisa as no terreno onde actuam, nas suas relações institucionais e jurídicas, sem ignorar as tensões políticas e os movimentos sociais.

«A Economia Social é uma ideia humanista e militante que nasceu da confluência entre propósitos de moralização do corpo social e de transformação progressista do sistema capitalista. Apesar da generosidade das suas próprias utopias, a Economia Social não pode ser apenas uma expressão conveniente e sobranceira, julgando que a sua natureza lendária e a dimensão ética que lhe está associada valem por si próprias.»

 

FEUC

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »