Associação Portuguesa de Museologia distingue Museu da Ciência com o Prémio de Melhor Website

Dez 15, 2014

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Museu da Ciencia
O Museu da Ciência é um museu interativo que procura dar a conhecer a ciência a públicos de todas as idades
Fotografia: © UC | Marta Costa

“O Museu usa muito o website como forma de comunicar com o seu público”, conta Paulo Gama Mota. O diretor do Museu da Ciência explica que, devido à “atividade muito intensa”, são necessárias “ferramentas para que a equipa possa estar sempre a comunicar e a colocar informação”. A renovação feita recentemente valeu ao Museu da Ciência, pela primeira vez, o prémio de Melhor Website pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). O reconhecimento surge como “uma grande satisfação” já que foi distinguido “como sendo um website com muito boa estética, muito dinâmico, e como o melhor em 2014”, sublinha ainda Paulo Gama Mota.

A comunicação online é uma forma absolutamente fundamental de chegar ao público

“A comunicação online é uma forma absolutamente fundamental de chegar ao público”. “E queremos chegar rapidamente”, adianta o diretor do Museu da Ciência. “Existe uma grande quantidade de conteúdos que temos tentado disponibilizar e dinamizar através do website”.

A APOM entregou ainda o Prémio de Gestão Multimédia para a iniciativa “Thesaurus de Instrumentos Científicos“, uma parceria de vários museus nacionais e brasileiros nos quais se inclui o Museu da Ciência. “É uma espécie de dicionário de termos de instrumentos científicos”, conta Paulo Gama Mota. “Os instrumentos científicos, em vários países e às vezes no mesmo país, recebem nomes diferentes. É preciso criar uma lista de sinónimos que torne possível e facilite a pesquisa”, explica. De acordo com o diretor do Museu, “O Thesaurus é um instrumento muito importante para garantir a qualidade das pesquisas quando se está a trabalhar ou pesquisar em bases de dados”.

A APOM já tinha distinguido o Museu da Ciência da UC no passado. Em 2010, foram atribuídos os prémios de Melhor Serviço de Extensão Cultural e Melhor Aplicação e Gestão de Multimédia, conjuntamente com a empresa Sistemas do Futuro. Também em 2013 a POM atribuiu uma menção honrosa ao Serviço Educativo do Museu da Ciência para o programa ‘Um Mergulho com Ciência” realizado em 2012 e 2013, em colaboração com o Dive Club de Coimbra e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da FBA.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »