Investigação desenvolvida pela UC distinguida no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

Nov 10, 2014

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Eunice Carrilho Paulo Ribeiro de Melo
Eunice Carrilho com Paulo Ribeiro de Melo (Secretário-Geral e Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas)
Fotografia: © UC

A Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Eunice Carrilho, foi a vencedora do prémio “Melhor Comunicação de Investigação”, no XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu no Porto, nos passados dias 6, 7 e 8 de novembro.

O estudo internacional intitulado “Análise biomecânica de superfícies implantares com duplo ataque ácido e modificação química” foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Odontologia de Uberlândia (Brasil) e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Teve como coautores: Rainde Resende e Darceny Zanetta-Barbosa (FOUFU, Brasil); Pedro Antunes e Amílcar Ramalho (FCTUC).

Neste estudo, realizado em cães Beegle, fez-se «um tratamento inovador da superfície dos implantes (duplo ataque ácido seguido de tratamento com micro-ondas e inserção em solução salina isotónica) com o objetivo de melhorar a osteointegração em fases iniciais e precoces após a inserção cirúrgica dos implantes dentários», explica a coordenadora do estudo.

Comparou-se a fixação biomecânica e as propriedades intrínsecas ao torque de remoção, como a energia e rigidez, tendo os autores concluído que, aumentando a hidrofilia é possível influenciar positivamente o potencial osteocondutor e a bioatividade dos implantes.

Redes Sociais

2 comentários a Investigação desenvolvida pela UC distinguida no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas

  1. Antonio Gomes Martins diz:

    Bom dia. Reparei que o título ficou incorretamente escrito.Onde está “Investigação desenvolvia da UC distinguida (…)” deveria, provavelmente, estar “Investigação desenvolvida na UC distinguida (…)”
    Cumprimentos,
    A.M.

  2. PIMC diz:

    Muito obrigada pela chamada de atenção. O erro já se encontra corrigido.

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    PIMC

« »