Investigadora licenciada na UC integra a lista de jovens de sucesso da Forbes

Jan 7, 2015

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

forbes_marianunespereira
Maria Nunes Pereira é licenciada pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
Fotografia: © Milene Santos

“É uma grande honra estar nesta lista que integra fantásticos jovens talento que trabalham intensamente para tornar os seus sonhos realidade”, é assim que a investigadora Maria Nunes Pereira encara o facto de ser uma das figuras portuguesas a integrar a lista “30 under 30” da revista norte-americana Forbes.

As 20 listas divulgadas na página da internet da publicação destacam histórias de sucesso de jovens com menos de 30 anos em várias áreas. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, a investigadora portuguesa surge na lista de “Cuidados de Saúde” (“Healhtcare“) por ter contribuído, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de um novo adesivo que funciona como uma cola e que permite reparar mais facilmente defeitos cardiovasculares que afetam seis bebés em cada mil nascimentos.

Para Maria Pereira, “o objetivo agora é tornar esta tecnologia numa plataforma versátil para ser usada em cirurgia, com foco principal em procedimentos minimamente invasivos”.  Até ao momento o uso do adesivo foi avaliado em cirurgia cardíaca, para “reparar buraquinhos no coração”, mas pretende-se estender o seu uso a outros orgãos e procedimentos, adianta a investigadora.

o objetivo agora é tornar esta tecnologia numa plataforma versátil para ser usada em cirurgia

Atualmente a trabalhar na  start-up Gecko Biomedical, em Paris, Maria Pereira recorda com saudade a passagem pela Universidade de Coimbra, “foram bons anos, onde comecei  a traçar o meu percurso e objetivos profissionais”. Para a investigadora o curso em Ciências Farmacêuticas deu-lhe um “bom background em diversas áreas, essencial para a inovação e comunicação com os diferentes colaboradores”. De Coimbra destaca ainda o espírito de entreajuda único entre os estudantes, “importante a nível académico, mas também a nível profissional”.

Maria Pereira foi também a primeira portuguesa a integrar a lista de inovadores com menos de 35 anos da revista norte-americana MIT Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology, em agosto de 2014.

O futebolista Cristiano Ronaldo e o artista Vhils são os outros dois portugueses que integram a lista “30 under 30” da Forbes, nas categorias “Desporto” e “Arte e Estilo”, respetivamente.

 

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »