Lançamento da obra: “Teoria da Literatura e Interpretação: O Século XX em 3 Argumentos”

Jan 21, 2015

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Faculdade Letras
O autor, Ricardo Namora, é membro do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC.
Fotografia: © UC | Marta Costa

No próximo dia 22 de janeiro, pelas 18 horas, na Sala do Instituto de Línguas e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Osvaldo Silvestre vai apresentar a obra “Teoria da Literatura e Interpretação: O Século XX em 3 Argumentos”, da autoria de Ricardo Namora.

O que fazemos realmente quando propomos uma interpretação particular para um texto literário? E o que se segue desta pergunta? A Teoria da Literatura do século XX procurou responder a estas indagações por meio de uma robusta grelha de argumentos e justificações. Apesar da generosidade, e das boas intenções, essas soluções afastaram-se progressivamente de uma noção ampla de interpretação. Procurar perceber o que falhou, e como, é um dos objetivos deste ensaio. Outro, por certo bem mais difícil, é o de tentar imaginar uma alternativa – epistemologicamente mais útil, hermenêuticamente mais satisfatória, literariamente mais capaz.

Ricardo Namora (Coimbra, 1974). Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Obteve o grau de Mestre (2004) e o grau de Doutor (2009), ambos em Teoria da Literatura, na Universidade de Lisboa. Obteve ainda o grau de Mestre em Literatura Portuguesa (2010) pela Universidade de Coimbra. Escreveu ensaios sobre o mito, a construção de crenças, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa, semiótica, teorias da ficção, modernidade cultural e Allen Ginsberg, para além de um livro sobre Teoria da Literatura em Portugal, publicado em 2011. Atualmente trabalha sobre estética e hermenêutica e é membro do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »