Investigador da UC lidera investigação europeia sobre as doenças de Parkinson e de Machado-Joseph

Dez 15, 2014

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

homem
O programa JPND é a maior iniciativa global de combate às doenças neurodegenerativas
Fotografia: © UC | PIMC

O investigador Luís Pereira de Almeida, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), foi escolhido para liderar um novo projeto europeu de identificação de potenciais alvos terapêuticos nas doenças de Parkinson e Machado-Joseph, aprovado pelo Programa Comunitário “Joint Programme -Neurodegenerative Disease Research” (JPND).

Além da equipa portuguesa, constituída por duas dezenas de investigadores, Luís Pereira de Almeida vai também coordenar equipas de investigadores da Universidade do Luxemburgo e da Universidade Paris Descartes. O projeto, intitulado “SynSpread”, tem a duração de três anos e um orçamento global de 750 mil euros, e pretende compreender o papel da migração de proteínas envolvidas nestas duas doenças incuráveis.

O investigador do CNC realça que «a investigação visa estudar a interação que a autofagia (mecanismo de limpeza no interior da célula) estabelece com a secreção de exossomas (vesículas expelidas pelas células), e como contribuem para a difusão da doença a outras células do cérebro».

A nossa investigação será realizada em neurónios de doentes com Parkinson e Machado-Joseph

«A nossa investigação será realizada em neurónios de doentes com Parkinson e Machado-Joseph, e recorrerá a técnicas de neuroimagem para mapear o caminho que as proteínas percorrem no contexto da autofagia e secreção de exossomas no cérebro. Os resultados desse mapeamento poderão contribuir para prevermos a progressão das doenças neurodegenerativas», explica o também docente da UC.

O programa JPND é a maior iniciativa global de combate às doenças neurodegenerativas, tendo como objetivo fomentar a descoberta das causas e tratamentos destas patologias.

 

Redes Sociais

Um comentário a Investigador da UC lidera investigação europeia sobre as doenças de Parkinson e de Machado-Joseph

  1. MARIA CÉLIA PATRÃO diz:

    MUITOS PARABÉNS LUÍS!
    DE FATO QUANDO QUEREMOS CONSEGUIMOS. BEM HAJA A TODOS OS QUE TRABALHAM EM PROL DO SER HUMANO!!!
    MARIA CÉLIA PATRÃO

« »