Projetos da UC ganham financiamento para o desenvolvimento de protótipos orientados ao mercado

Mar 2, 2018

PartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Reunião_comissão de avaliação_PROTOTRANSFER
Reunião da Comissão de Avaliação Prototransfer
Fotografia: © DR

Três projetos da Universidade de Coimbra (UC) – Oil2Clean, Troca-Tintas e TimeUp – acabam de ser selecionados no Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado – PROTOTRANSFER.

Os projetos Oil2Clean e Troca-Tintas apostam na valorização e transformação de óleos alimentares usados. Enquanto o Oil2Clean tem como objetivo valorizar o óleo alimentar usado, aplicando-o em produtos de limpeza, o Troca-Tintas pretende desenvolver um Kit que transforma este resíduo em tintas para crianças.

O terceiro projeto da UC selecionado, TimeUp, pretende desenvolver um dispositivo médico de prevenção de infeções urinárias associadas à utilização de sondas vesicais.

Estes projetos foram selecionados entre 83 candidaturas e, juntamente com 18 projetos de outras instituições, vão beneficiar de um apoio financeiro de quatro mil euros, cada um, para a materialização dos protótipos, assim como de programas de formação em empreendedorismo que se desenvolvem nos próximos meses.

A Comissão Transfronteiriça responsável pela avaliação das candidaturas valorizou a “excelente qualidade” dos projetos propostos, assim como a multidisciplinaridade dos seus promotores, mas principalmente o envolvimento empresarial que apresentavam, tanto de empresas da Região Centro como de Castela e Leão.

O concurso PROTOTRANSFER tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades de transferência de conhecimento mediante a materialização de protótipos de produtos ou processos com possibilidades de serem comercializados no mercado.

Esta atividade enquadra-se no projeto INESPO III desenvolvido no âmbito do programa INTERREG V -A, POCTECP 2014-2020, constituído por um consórcio de nove entidades portuguesas e espanholas: Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Fundação General da Universidade de Salamanca, Fundação General da Universidade de Valladolid, Fundação General de la Universidade de León, Universidade Pontifícia de Salamanca, CEC – Conselho Empresarial do Centro e CECALE – Confederação de Organizações Empresarias de Castela e Leão.

 

Cristina Pinto

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »