725 anos de história em versão postal

Jun 22, 2015

Inteiro postal CTT comemorativo 725 anos UC
Fotografia: © UC | Marta Costa

No dia em que se assinalam dois anos da classificação da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia como Património da Humanidade da UNESCO, foi apresentado um inteiro postal comemorativo dos 725 anos da UC, da autoria dos CTT. Foi ainda apresentado o restauro do pórtico de pedra da Porta Férrea que, de acordo com a vice-reitora da UC, Clara Almeida Santos, é “a entrada nobre neste espaço simbólico que é o Paço das Escolas”.

“Estamos há três dias a celebrar esta data”, explicou a vice-reitora durante a apresentação na Sala do Senado da UC. Referindo a segunda edição da iniciativa Sons da Cidade, Clara Almeida Santos sublinhou “as mais de 20 intervenções culturais e artísticas” que foram levadas “a vários espaços patrimoniais” da cidade.

Dois anos depois da classificação como Património Mundial, “o caminho já percorrido é extremamente positivo”, afirmou durante a sessão o reitor da UC. No entanto, João Gabriel Silva considera que é necessário “continuar a percorrê-lo”. Até agora, acrescenta o reitor, “já valeu a pena”.

Para conhecer melhor as obras de restauro da Porta Férrea, veja aqui. Para saber mais sobre a iniciativa Sons da Cidade, veja aqui.

Imagens da cerimónia de apresentação do postal inteiro dos 725 anos da UC:

Um comentário a 725 anos de história em versão postal

1. Sensacional! Parabéns por esse monumento cultural que tanto influencia a cultura mundial e, em especial, nossa cultura lusófona! Envio este cumprimento desde Belém, no Estado do Pará, Amazônia, Brasil.
    Nos idos de 1997 visitei essa Universidade e até deliciei-me com um ensaio do órgão da Capela de S. Miguel (era próximo à Semana Santa) e até escrevi sobre ele, quando comentei o órgão da Catedral de Belém, neste endereço: http://pelasruasdebelem.zip.net/arch2009-09-01_2009-09-30.html#2009_09-01_20_04_28-10174982-0
    Uma pergunta/pedido: há como conseguir um exemplar deste postal? Caso seja possível, por favor, informem-me sobre o que devo fazer. Fico imensamente grato pela atenção!
    Um forte abraço amazônico a toda a equipe da UC,
    Fernando Jares Martins