7 séculos, 7 personalidades e 7 histórias: conheça os segredos da UC

17 março, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC| Marta Costa

Já imaginou poder conhecer alguns dos segredos guardados pela Universidade de Coimbra (UC) com a ajuda de um guia muito especial? De março a setembro, o Turismo da Universidade de Coimbra disponibiliza ao público a oportunidade de conhecer a UC de uma forma diferente.

Inserido nas comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, foram convidadas algumas personalidades públicas de áreas tão diversas como a política, as artes, a ciência ou o desporto, atuais ou antigos estudantes, habitantes de Coimbra ou apenas apaixonados pela cidade, para anfitriões da visita à UC. O convidado conduz o visitante pelos espaços e assume o papel de guia turístico, levando-nos a conhecer a Universidade através do seu olhar particular.

Mas as surpresas não se limitam ao guia, estão programadas algumas surpresas como exposições relâmpago, documentários e principalmente,” o acesso a determinados tesouros que não estão normalmente disponíveis para as visitas”, desvenda a responsável pelo Turismo da UC, Mercedes Gonçalves.

Para a primeira visita, marcada para o dia 21 de março, foi escolhido, o próprio reitor da UC. “Ele é uma pessoa que nós já ouvimos a contar histórias sobre a universidade e portanto foi a nossa primeira escolha”, destaca a responsável.

 

 

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra faz mistério sobre a sua visita, mas declara: “vamos visitar uma zona que, de facto, não está habitualmente aberta ao público mas que tem um significado muito especial no papel que a Universidade de Coimbra teve no mundo que é o Corredor Secreto do Reitor”. Construído no tempo do Marquês de Pombal, o corredor “permitia verificar se as matérias estavam a ser bem lecionadas pelos professores”. Quanto ao resto “fica para quando ocorrer a visita”.

Trata-se de uma visita intimista, limitada a 30 pessoas. A reserva pode ser feita através do email: reservas@uc.pt e tem o custo de 15 euros por pessoa. Toda a receita das visitas reverte para o Fundo Solidário

 

Partilhe