A UC ganhou maior “capacidade de receber bem quem nos quer visitar” com nova Loja UC física e online

Universidade inaugurou espaço físico - no Colégio de Jesus - e online - em https://lojauc.myshopify.com

31 julho, 2020≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“A vinda dos turistas tem sempre de ser compatibilizada com a nossa atividade normal na Universidade de Coimbra (UC). Aqui temos estudantes, professores, gabinetes, bibliotecas e cantinas. Não somos um polo de turistas, somos um local de produção de conhecimento – o turismo aparece como resultado da história da universidade”. Foi assim que Amílcar Falcão começou a intervenção durante a inauguração da nova Loja UC.

Com um novo espaço físico, no Colégio de Jesus, e online, o Reitor da UC acredita que é necessário focar em dois pontos: “por um lado, que o turismo não perturbe o dia-a-dia e, por outro, devemos tratar bem quem nos visita”. E com a nova Loja UC a Universidade ganha maior “capacidade de receber bem quem nos quer visitar” agora com um “local diferente, digno” e ao lado do local “onde vão parar os turistas a partir de agora”. De acordo com Amílcar Falcão, “se quem nos visita for bem tratado, torna-se embaixador da UC, leva recordações e o nome da UC pelo mundo todo”.

Também o lançamento da loja online é “um passo importante” dado pela UC. “É uma necessidade e vem na linha da nossa digitalização”, acrescenta Amílcar Falcão. Para o Reitor, “ter uma loja digital significa estarmos mais expostos, mais visíveis e no mundo todo”.

Durante a cerimónia de inauguração do novo espaço, a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) esteve em relevo. Para além da oferta de produtos da Universidade, dentro da nova Loja UC, a IUC tem um local de destaque, visto muitas das suas obras poderem ser adquiridas, tanto no espaço físico como online. O Diretor da IUC e Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, mostrou-se feliz com a inauguração do novo espaço, “onde se respira Coimbra, com o simbolismo tangível e intangível, mas também com o poder da sua cultura e da ciência que é feita”.

“Há muito tempo se desejava um espaço nobre, em pleno coração da Alta” que, para o responsável, vem dar “energia, força e visibilidade a uma das áreas mais marcantes de uma da UC, que é a produção científica e cultural, expressa através das publicações da IUC”.

Também Luís Reis Torgal esteve presente durante a sessão. Um dos autores que vem uma vasta obra publicada na IUC, lembrou que a IUC está localizada num edifício criado com o objetivo de “ser a Imprensa da UC” e deixou o repto de que esse “merece ser considerado um espaço museu”.

A inauguração contou ainda com um momento musical, do grupo Fado ao Centro.

Visite a nova loja da UC presencialmente, no Colégio de Jesus, ou de forma online, através da página https://lojauc.myshopify.com/.

 

Veja aqui algumas fotos do evento:

Inauguração da Loja UC

 

Marta Costa
Partilhe