O Centro de Estudos e Desenvolvimento de Cuidados Continuados e Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) realiza, nos dias 27 e 28 de março, o 1.º Congresso Internacional de Cuidados Continuados e Paliativos. O evento tem como tema principal “O idoso no centro do cuidado: respostas e soluções”.

De acordo com uma das organizadoras do evento e docente da FMUC, Marília Dourado, “dividimos os trabalhos por dois grandes temas”. Enquanto “o primeiro dia é vocacionado a questões sobre o idoso”, o foco do segundo dia são os cuidados paliativos.

Marília Dourado revela que a sexta-feira vão ser debatidas algumas “respostas temos para dar aos nossos idosos, quem são e o que se altera em termos de saúde, bem estar e de vida” dos idosos. Desde questões sociológicas, ambientais e sociais como também “questões mais médicas, físicas, fisiológicas e bioquímicas, que decorrem no envelhecimento”. O dia culmina com o testemunho do ator Ruy de Carvalho, “que apesar da sua idade é alguém muito ativo e conhecido com uma grande atividade cultural e social”, adianta a docente,

Já para o segundo dia, Marília Dourado destaca “um debate sobre as questões relacionadas com o uso da cannábis para fins medicinais”, entre outros pontos sobre cuidados paliativos.

Aberto a todos os interessados e que se dedicam à prestação de cuidados continuados e paliativos, com a organização a prever a participação de cerca de uma centena e meia de participantes, o congresso tem lugar no Polo das Ciências da Saúde da FMUC.

Mais informações podem ser encontradas aqui. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através de formulário online, aqui.

image001

 

Marta Costa e Karine Paniza

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »