António Guterres Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra

A cerimónia vai ter lugar no próximo dia 22 de maio, pelas 10h30, na Sala dos Capelos.

09 maio, 2016≈ 4 mins de leitura

© ONU

António Guterres recebe o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra no próximo dia 22 de maio, às 10h30, numa cerimónia a decorrer na Sala dos Capelos. O evento vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O novo Doutor terá como “Apresentante” Teresa Tito de Morais, Presidente do Conselho Português para os Refugiados, enquanto os elogios do Doutorado e do Apresentantes vão ser feitos pelos professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), José Reis e José Manuel Pureza, respetivamente.

Ainda no âmbito da cerimónia, António Guterres profere no próximo dia 21 de maio, às 17 horas, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, uma conferência subordinada ao tema “A situação internacional e os movimentos forçados de população”.

A propósito da atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a António Guterres, veja o depoimento de Gerton van den Akker, Chief Staff, Coordenador Geral da Delegação da União Europeia nas Nações Unidas e ainda responsável da Secção de Imprensa e Informação sobre o candidato a Secretário Geral da ONU. Gerton van den Akker esteve na Universidade de Coimbra no âmbito do Congresso Internacional de Estudos Europeus: Desafios Contemporâneos na Europa.

A cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, bem como a c conferência, vão ter transmissão em direto em notícias.uc.pt.

Enquanto Alto Comissário das Nações Unidas, António Guterres sempre viveu, como reconhece, a componente mais dramática dos conflitos armados e da instabilidade: o seu lado humano. Tendo tido a cargo, recorde-se, a maior vaga de refugiados e deslocados desde a II Guerra Mundial.

Essa poderá ter sido, aliás, a razão primeira porque sempre se destacou na sua visão global e humanitária do complexo sistema internacional, na postura interventiva, permanentemente assumida, em prol da melhoria da situação dos refugiados no mundo.

São conhecidas as suas intervenções públicas enfatizando o peso da relação entre fenómenos de alterações climáticas, pobreza extrema e conflitos violentos, bem as consequências deles resultantes no aumento, um pouco por todo o mundo, dos movimentos de deslocação forçada, e em massa, de populações.

Por igual se confirmam os seus declarados compromissos com os principais beneficiários do trabalho do ACNUR, com a sua proteção, com a procura de soluções duradouras para a reintegração sustentável dos milhões de refugiados e deslocados internos com que tem de lidar.

Por todas estas razões, e em reconhecimento do trabalho notável que prosseguiu ao longo do seu mandato de Alto Comissário das Nações Unidas, a Universidade de Coimbra, por proposta da Faculdade de Economia, atribui o grau de Doutor Honoris Causa a António Guterres

A iniciativa surge associada às comemorações dos 20 anos da Licenciatura em Relações Internacionais na FEUC, efeméride que se celebra ao longo do ano letivo 2015-2016.

 

 

Partilhe