Aprenda como controlar a compulsão pela comida

16 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Entender porque que é que cada vez mais pessoas têm problemas em controlar a ingestão de alimentos e aprender como controlar essa compulsão são alguns dos objetivos do BEfree, um programa inovador de intervenção em obesidade e dificuldades no controlo alimentar, exclusivo a mulheres.

“as pessoas não percebem é que a comida tem uma função de regulação de estados emocionais”

O programa contém vários  módulos, entre eles a psicoeducação, “que tenta preparar as pessoas e dar-lhes noções básicas acerca do que devem comer, como devem comer e sobretudo destruir alguns mitos que há acerca da alimentação e do que deve ser a alimentação de uma pessoa obesa”,  declara José Pinto Gouveia, investigador principal do projeto Befree.  O docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) acrescenta que o programa “é inovador na forma como põe essa informação às pessoas a um nível mais experiencial, o que permite as pessoas discutirem a informação recebida”.

 

 

De momento, já estão em análise os resultados do primeiro grupo e já começaram as reuniões do segundo e terceiro grupos. Apesar da resistência em procurar ajuda e de muitas vezes as pessoas “nem conseguirem identificar a compulsão pela comida como um problema”, a verdade é que “as pessoas não percebem é que a comida tem uma função de regulação de estados emocionais” alerta  Sérgio Carvalho,  bolseiro de investigação do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC).

Para poder ajudar um maior número de mulheres, o estudo BEfree está novamente a aceitar candidaturas de voluntárias para seguirem um plano de intervenção psicológica, com uma duração de 12 sessões (três meses).

Com inscrições gratuitas através do correio eletrónico: cineicc@fpce.uc.pt ou do telefone: 239 851464, o BEfree visa “promover novas formas de as mulheres que sofrem de obesidade se relacionarem com a alimentação e com as suas emoções e melhorar o controlo alimentar e a sua qualidade de vida. De facto, o controlo alimentar parece ter um papel determinante na diminuição do peso”, conclui Sérgio Carvalho.

Partilhe