As oportunidades e desafios da NATO em debate na Faculdade de Economia

Seminário inseriu-se na programação dos 70 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO na sigla em inglês, North Atlantic Treaty Organization)

21 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) recebeu o Seminário Comemorativo “Portugal 70 Anos de NATO”, a 21 de maio. “Celebrar o 70.º aniversario da NATO numa instituição universitária com 700 anos parece me uma decisão muito feliz”, afirma a diretora da FEUC, Teresa Pedroso de Lima. A responsável reconhece que “assim como a UC se tem sabido reinventar e se constitui hoje como um pilar europeu no âmbito da investigação e ensino, também a NATO tem conseguido manter se como pilar de defesa e segurança internacionais”.

“A iniciativa foi pensada para nos ajudar a refletir sobre as oportunidades e desafios que a NATO enfrenta aos 70 anos”, acrescenta a coordenadora das Relações Internacionais da FEUC, Raquel Freire. Para a docente, “seria interessante envolver militares e a academia” num único espaço. O objetivo passou ainda por “congregar diferentes visões e perspetivas de pessoal que tem estado envolvido em ações NATO e a academia, num tom mais reflexivo, e trazer a discussão a público sobre algumas das questões centrais e de funcionamento desta organização”.

Também os estudantes foram chamados a participar na organização do evento. Em particular o Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia (NERIFE). O presidente, Alexandre Ferreira, acredita que, no curso “felizmente temos um espaço onde podemos debater nas nossas ideias”. “Mesmo sendo mais críticos da NATO, mais do centro ou estudantes «pro NATO», há de tudo, e mesmo por isso, o debate pode ser muito interessante”, acrescenta.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.

 

Veja fotografias do evento aqui:

Seminário "Portugal 70 Anos de NATO" na FEUC

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe