Azulejos na Sala dos Capelos com nova cara

Obras de restauro dos azulejos decorrem durante todo o verão. A Sala dos Capelos é uma das áreas intervencionadas - depois dos Gerais, Claustro e zona de entrada da Faculdade de Direito.

09 agosto, 2019≈ 3 mins de leitura

Ao visitar o Paço das Escolas pode ter reparado que há alguns locais que estão com maior azáfama. “Estão a ser feitos trabalhos de limpeza e recuperação dos painéis azulejados da zona do Paço das Escolas, para sua preservação”, explica o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Alfredo Dias.

A Sala dos Capelos é um dos locais que está ligeiramente diferente do habitual. Não é por estar de férias mas porque os painéis azulejares estão também aqui, e até ao final de agosto, a sofrer uma intervenção.

Os trabalhos já passaram pelos Gerais, o claustro e a entrada da Faculdade de Direito e estão agora na Sala dos Capelos. “Os azulejos neste espaço têm uma importância particular”, conta Alfredo Dias. “São do século XVII e foram aqui colocados no momento em que houve a última grande intervenção no espaço, e lhe foi dada a forma que [a Sala] tem hoje”. De acordo com o Vice-Reitor, “estão intimamente ligados ao que o espaço é e às suas características no momento atual”.

Com locais onde “há azulejos mais antigos e outros relativamente novos” a equipa de conservadores restauradores adianta que foi possível “intervir sem problemas”. “Encontrámos o que estávamos à espera”, afirma Filipe Ramalho. O conservador restaurador sublinha que a equipa “não teve surpresas”.

As intervenções inserem-se na operação de valorização e recuperação da Sala dos Capelos, Palácio Real e Colégio das Artes, projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO2020).

 

Algumas fotos da intervenção na Sala dos Capelos aqui:

Reabilitação de azulejos na Sala dos Capelos

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe