Baixa foi das crianças no Cortejo dos Pequenitos

Várias centenas de crianças percorreram o caminho da praça 8 de maio até ao Estádio Universitário.

26 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

Diz-se que o ponto alto da Queima das Fitas de Coimbra é o Cortejo. Na sexta-feira, 22 de abril, a Baixa da cidade encheu-se para deixar passar várias centenas de crianças, vestidas a rigor, que recriaram o momento. As crianças, de diversas instituições do pré-escolar da região de Coimbra, com idades entre os 3 e os 6 anos de idade, animaram o Cortejo, para deleite dos pais e educadores. O Cortejo dos Pequenitos é, para Inês Costa, comissária das Relações Institucionais da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2016, “uma iniciativa emblemática, que aconteceu durante duas edições, teve um interregno durante quatro anos e volta agora a constituir o programa”.

A festa não acabou após o cortejo, as crianças tiveram direito a um lanche, com atividades culturais e distribuição de presentes. E uma das instituições participantes foi premiada a “escolinha mais original”. “Desafiámos as escolas a construírem carros alegóricos, a construir também cartazes e outros adereços para levar no cortejo”, explica Inês Costa.

“O Cortejo dos Pequenitos é, acima de tudo, um grande evento de aproximação da Queima das Fitas à cidade”, destaca a responsável. Segundo a comissária, a organização procura “que as pessoas da cidade se sintam próximas e sintam que a Queima das Fitas também se preocupa com elas”.

O Cortejo dos Pequenitos ocorreu a 22 de abril e percorreu a Baixa de Coimbra, partindo da Praça 8 de maio até ao Estádio Universitário.

 

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Partilhe