BiblioAlimentaria, uma iniciativa de abrir o apetite

A BiblioAlimentaria junta uma exposição e um ciclo de conversas em torno da alimentação e gastronomia portuguesas.

15 março, 2016≈ 3 mins de leitura

A iniciativa BiblioAlimentaria, inserida na programação da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, tem como objetivo divulgar, valorizar e dinamizar o acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra especializado no domínio da Alimentação. A BiblioAlimentaria é composta por duas partes: uma exposição bibliográfica de obras manuscritas e impressas (sécs. XIV-XXI) e um ciclo de conversas sobre alguns exemplares selecionados.

A iniciativa foi igualmente concebida para pensar e degustar. A exposição está patente na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, de 4 de março a 1 de maio. Já o Ciclo de Conversas em torno da selecção de obras expostas, realiza-se durante os meses de março, abril e maio, e cada sessão termina com uma prova de iguarias várias. A entrada é livre.

A iniciativa é promovida pelo projeto “DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia”, em parceria com outras entidades. Saiba mais aqui.

 

Próximas conversas do ciclo:

18 de março, 18 horas, Arquivo da Universidade de Coimbra (Sala D. João III) – “Neveiros, Gelo e Frigoríficos: a refrigeração de alimentos”, com Ana Maria Bandeira

29 de abril, 18 horas, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Sala de São Pedro) – “A Universidade de Coimbra no cardápio da Cosinha Portugueza de 1902: uma história por contar”, com Carmen Soares (Faculdade de Letras da UC)

25 de maio, 16 horas, Museu da Ciência – “Evocação da vida e da obra de Domingos Vandelli (1730-1816), nos 200 anos da sua morte”, com António Amorim da Costa (Professor Catedrático Aposentado, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

 

 

Pode conhecer toda a programação da 18ª Semana Cultural em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook, aqui.

 

Partilhe