Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa e Universidade de Coimbra assinam acordo de cooperação

Reaproximar a Universidade à China é um dos objetivos.

23 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) assinaram um protocolo de cooperação. O acordo “visa sobretudo apoiar as universidades na criação de protocolos a níveis científicos, culturais e de investigação”, explica Sérgio Martins Alves. O secretário geral da CCILC sublinha ainda a importância de, no futuro, o protocolo “se traduzir em ações muito concretas”, também através do “acolhimento de jovens nas nossas empresas associadas”. Como uma das novas associadas da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, o desejo do responsável é que “a UC seja um exemplo a seguir”.

Somos uma universidade que está a fazer essa internacionalização em língua portuguesa

Com cerca de 300 estudantes de nacionalidade chinesa a estudar atualmente na UC, a procura é, maioritariamente para o estudo da língua portuguesa. “A UC é ímpar. É a universidade de língua portuguesa e continuamos a ter uma aposta para muitos estudantes internacionais”, afirma o reitor. “Somos uma universidade que está a fazer essa internacionalização em língua portuguesa”, acrescenta.João Gabriel Silva acredita que a língua tem um “espaço crescente” e a UC tem, por isso, “um argumento de atração sem igual”.

Para o Reitor da UC, a Universidade “tem vindo a seguir uma estratégia de reaproximação à China”. De acordo com João Gabriel Silva, “nos últimos tempos, temos andado com este empenho de as retomar”. Ao assinar o acordo de cooperação com a CCILC, a UC está a criar “mais um mecanismo de reaproximação”, conclui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe