Caminhos para a Liberdade em grandes entrevistas

Todas as semanas de março, há uma grande entrevista que pode ouvir na RUC e ver, no dia seguinte, no Youtube da Universidade de Coimbra.

02 março, 2019≈ 3 mins de leitura

O que têm em comum o sexologista Allen Gomes, a jurista Maria Etelvina de Sá, o músico Manuel Freire ou o jornalista Joaquim Furtado? No ano em que se assinalam 45 anos da revolução de 25 de abril de 1974 e os 50 anos da crise académica de 1969, a RUC – Rádio Universidade de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), propõe grandes entrevistas a personalidades que “lutaram pela liberdade”, como explica uma das coordenadoras do Departamento de Informação da RUC, Carolina Cardoso. São pessoas que “tiveram um papel importante em diferentes áreas e que são, por isso, Caminhos para a Liberdade”.

tiveram um papel importante em diferentes áreas e que são, por isso, cinco Caminhos para a Liberdade

O projeto, inserido na programação da 21.ª Semana Cultural da UC, arrancou a 1 de março, com a primeira entrevista a ir para o ar na antena da RUC (em 107.9 FM ou em www.ruc.fm) no dia em que a Rádio assinalou 33 anos de existência. Hoje, 2 de março, apresentamos a entrevista gravada em vídeo, disponível no canal de Youtube da UC. Com o tema “Liberdade Sexual”, a primeira entrevista foi com o sexólogo Allen Gomes, em Coimbra.

Para 7 de março, a RUC e a UC vão entrevistar Maria Etelvina de Sá, numa entrevista que tem como tema a “Liberdade do Conhecimento”. Manuel Freire é o convidado do terceiro episódio da série, marcado para 14 de março com o tema “Liberdade artística”. A “Liberdade de Informação” vai ser o tema da entrevista que vai passar na antena da RUC a 21 de março, com Joaquim Furtado. Ainda não é conhecida a personalidade da última entrevista da série, com data marcada para 28 de março. Todos os vídeos vão ficar disponíveis no dia seguinte ao da emissão respetiva.

“Apesar de termos escolhido pessoas com alguma idade, experiência e memória”, continua outra das coordenadoras do Departamento, Inês Morais, “queremos um paralelismo com os tempos de agora”. O objetivo passa, assim, “ligar o passado com o presente”, e, dentro de cada tema, identificar “quais os desafios para o futuro”, conclui Carolina Cardoso.

 

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

 

Marta Costa
Partilhe