Cérebro: Mitos, Verdades e Investigação. Vem aí mais uma edição da Semana do Cérebro

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC volta a associar-se à edição de 2016 da Semana do Cérebro, que arranca em março.

10 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Os cientistas voltam a sair à rua para várias atividades de comunicação de ciência com a sociedade. Em março, arranca mais uma edição da Semana do Cérebro e Coimbra vai participar com diversas iniciativas.

É cada vez mais importante desenvolver mecanismos que aproximem as pessoas dos investigadores

Esta é uma “oportunidade única de interação dos investigadores com a sociedade”, explica Sara Amaral. De acordo com a responsável, o programa de 2016 apresenta várias novidades. Para além das visitas às escolas e da exibição de um documentário, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), os cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC) vão estar também pelo Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra e na antena da Rádio Universidade de Coimbra, a desconstruir mitos e a contar as verdades sobre a investigação em neurociências.

“Há um crescente interesse da sociedade nestas temáticas”, conta Sara Amaral, “devido ao impacto, em particular, das doenças neuro-degenerativas”. Isto acaba por exigir “um maior esforço de comunicação e de envolvimento da sociedade nestas áreas”. Para a responsável, “é cada vez mais importante desenvolver mecanismos que aproximem as pessoas dos investigadores”.

 

 

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa da Dana Alliance for Brain Iniciatives, coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva. A edição de 2016 realiza-se entre 12 e 19 de março, e envolve instituições científicas, universidades, hospitais, escolas e associações profissionais a nível mundial.

Mais informações aqui.

Partilhe