Ciclo de música Orphika promete um universo intenso de emoções

31 outubro, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | F. Fernandes

De 8 de novembro a 8 de dezembro há um novo ciclo de música que se estreia em Coimbra: o Orphika. Integrado na nova estruturação de oferta cultural da Universidade de Coimbra, a qual foi apresentada em julho passado (notícia relacionada aqui), trata-se de uma iniciativa que vai trazer, nos meses de novembro e dezembro, uma oferta variada de música, investigação e formação na área musical.

 

 

Logo no dia 8 de novembro, pelas 21h30, realiza-se na Capela de São Miguel um espetáculo pelos Cupertinos, no âmbito do projeto Mundos e Fundos. E no dia seguinte, no mesmo espaço, às 18h30, tem lugar um concerto do Bando de Surunyo.

Nos dias 16 e 17 de novembro acontece o III Encontro de Orquestras Académicas, com os concertos da Orquestra Académica da UC (16 novembro, 21h30, Conservatório de Música de Coimbra) e da Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Big Band Rags (17 novembro, 11h00, Teatro Paulo Quintela na FLUC).

A Capela de São Miguel volta a ser palco de um espetáculo a 20 de novembro, às 21h00, com o grupo de música barroca “La Folia”. No dia 24 de novembro, às 17h30, é a vez do fado ser protagonista num concerto com os Pardalitos do Mondego, no Palácio de São Marcos.

Nos últimos dias de novembro realizam-se dois recitais de piano: Manuel de Aráujo na Biblioteca Joanina, a 29 de novembro às 18h30; e José Vasconcelos no Museu Nacional de Machado de Castro, a 30 de novembro às 16h30.

Em dezembro, no dia 1, está já programado um concerto de orgão por Paulo Bernardino, pelas 17h30 na Capela de São Miguel.

O ciclo termina no dia 8, às 18h00, com o concerto de Natal “Glória à Vida”, no TAGV, com as participações do Coro Sinfónico Inês de Castro, Coro Misto e Orfeon. Os bilhetes vão estar disponíveis na bilheteira física do teatro bem como na bilheteira on-line.

A par dos espetáculos inserem-se também na programação do Orphika vários eventos convergentes, tais como, o workshop das Jornadas Mundos e Fundos (7 e 8 de novembro), o V Trovador – Festival Internacional de Tunas da FAN-Farra (8 e 9 de novembro), o Festival de Tunas Femininas XXVI Canto da Sereia (8 e 9 de novembro), Missa Concerto In Memoriam do Orfeon Académico (7 dezembro) e ainda os concertos de natal das Faculdades pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra (2 a 6 de dezembro).

 

Programa geral do Orphika:

 

Orphika_program

 

(carregar na imagem para ampliar ou ver aqui)

 

 

F.Fernandes e Milene Santos
Partilhe