Coimbra convidada a avaliar estilo de vida no evento Praça Vida+

27 junho, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Praça Vida+ “é um sítio orientado ao cidadão”, explica o vice diretor do laboratório de automação e sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPN) António Cunha. O projeto, apresentado hoje, 27 de junho, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC), vai ter lugar entre 20 e 22 de julho com o objetivo de promover a melhoria dos estilos de vida dos cidadãos.

“É um sítio onde o cidadão pode fazer uma avaliação do seu estilo de vida”, explica António Cunha. Por essa razão a organização do evento chamou-lhe “vida+” e não saúde: “tem mais a ver com estilos de vida e bem-estar do que com saúde”, resumiu o responsável.

A ideia, continua o vice diretor, é que os cidadãos respondam “a um conjunto e perguntas, façam um conjunto de medições” e, no final, tenham “uma avaliação do seu estilo de vida”.

Realizar o evento Praça Vida+ num “sítio público que já recebe muitas pessoas normalmente”, como é o caso do centro comercial Alma Shopping, tem como objetivo “chegar a um número elevado de população”, continua António Cunha.

Mas também foi propositado organizar o evento na mesma altura dos Jogos Europeus Universitários: “diria que vamos ter a cidade cheia de gente”. Os European Universities Games – EUG Coimbra 2018 são um dos principais parceiros do projeto.

UC HeaLIQs 4 Cities

O Praça Vida+ é uma parceria entre a Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e a University Medical Center Groningen, organizada no âmbito do projeto europeu Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens.

 

Marta Costa
Partilhe