Congresso “Portugal Medieval” homenageia Maria Helena da Cruz Coelho

O encontro realiza-se entre 27 e 28 de outubro e é organizado pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

12 outubro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Esta homenagem é uma consequência natural da envergadura de uma historiadora notável”, afirma a docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Maria José Azevedo Santos. A presidente da comissão organizadora do congresso “Portugal Medieval” apresenta assim o evento que serve também como homenagem a Maria Helena da Cruz Coelho, “uma medievalista de corpo inteiro”. Assim, entre 27 e 28 de outubro, a FLUC recebe “perto de três dezenas de oradores” nacionais e internacionais, para o debater “Portugal Medieval”.

Como “complemento desta jornada de dois dias”, a organização organizou ainda uma “exposição bio-bibliográfica que junta cerca de três centenas de escritos na Sala Gama Barros da FLUC”, desvenda Maria José Azevedo Santos. A presidente da comissão organizadora conta que a exposição pretende ser “uma amostra do muito que, a nível da vida e da obra”, Maria Helena da Cruz Coelho, “nos proporcionou, ao cabo de 45 anos de trabalho”. Para além de “uma parte clássica, com uma antologia de livros”, paralelamente a mostra vai utilizar as novas tecnologias para mostrar “livros, fotografias e outros documentos que fazem parte da vida e da obra” da homenageada, conclui a responsável.

Organizado pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura da FLUC, no programa consta ainda um jantar de homenagem a Maria Helena da Cruz Coelho, a 27 de outubro. As inscrições para o jantar podem ser feitas presencialmente, no Centro, entre as 9 e as 12 horas, ou através do email: chsc@ci.uc.pt .

Conheça o programa completo do Congresso aqui.

Partilhe