Conheça as propostas do Turismo da UC para o verão

08 julho, 2015≈ 6 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Nos próximos quatro meses Turismo da Universidade de Coimbra (UC) tem programadas várias atividades que prometem animar o verão na universidade e na cidade.

Para começar, e em jeito de comemoração sobre os dois anos da classificação da UC, Alta e Sofia como Património Mundial da Unesco, a Prisão Académica acolhe até ao final de junho a exposição “Unesco”. Dentro da mesma temática, no sábado, dia 27 de junho, vai realizar-se a visita “Alta Património Mundial” onde os guias vão levar os visitantes a locais emblemáticos como o Jardim Botânico, Museu da Ciência, edifícios do Estado Novo e Paço das Escolas.

De dia 1 a 15 de julho, e para comemorar as festas da cidade, vai estar exposta na Sala Amarela da Reitoria a escultura da Rainha Santa Isabel que faz parte da Capela Privada dos Reitores e que poucos conhecem.

Nos dias 3, 4 e 5 de julho a UC recebe o encontro dos Antigos Estudantes (notícias aqui e aqui) com destaque para o espetáculo de video mapping no Pátio das Escolas, no dia 3, a partir das 22h (notícia aqui).

Não só para graúdos se faz o verão na UC. A atividade “Reis no Paço Real”, destinado ao público infanto-juvenil, vai dar a conhecer histórias da história dos reis que marcaram a vida do hoje Pátio das Escolas. No dia 24 de julho alguns jovens vão ser convidados a passar a noite no Paço Real, numa experiência que promete ser única e cheia de mistérios.

Ainda em julho regressa uma atividade já conhecida, a UC by Night. As visitas guiadas à noite voltam este ano com subidas à Torre e fado de Coimbra.

As exposições vão ser também uma das apostas do Turismo UC. Em julho a pedra de Ançã vai ser a protagonista de uma exposição de escultura de José Gonçalves. Em agosto é a cidade de Coimbra que se torna a personagem principal da exposição do fotógrafo Nuno Caetano, “Olhares de Coimbra”. Ambas as exposições vão ter lugar na Prisão Académica.

No mês do regresso às aulas, setembro, a UC vai servir de modelo para fotografia e desenho. No dia 5 a iniciativa “Fotografe a UC” vai passar por vários espaços emblemáticos da Universidade e no dia 19 o Sketchcrawl vai juntar diversos ilustradores que poderão desenvolver os seus projetos sob o tema “A Universidade de Coimbra em desenho”.

Ainda em setembro, aos sábados e domingos das 17h às 19h, vai ser possível subir à Torre e ver Coimbra em 360 graus. Uma iniciativa gratuita e limitada ao número de pessoas.

Em outubro vai decorrer uma exposição da Profitecla resultante de vários estágios que se vão realizar na UC durante o verão. A exposição vai ter 25 painéis de fotografias associados a 25 personalidades que atravessaram a cidade no século XX.

A Biblioteca Joanina vai também receber vários concertos de piano, sempre pelas 18h30 e nos dias 30 de junho, 16 de julho e 10 de setembro.

Motivos não vão faltar para passar o verão, ou uma parte dele, na Universidade de Coimbra.

 

[sublimevideo settings=”youtube-id:5SfSuBZb368″ width=”600″ height=”338″]

 

 

Eventos

 

Visita “Alta Património Mundial”

Local: Biblioteca Geral

Data: 27 junho, 11h

 

Exposição “Unesco”

Local: Prisão Académica

Data: final de junho

 

Tributo da UC à Rainha Santa Isabel

Local: Sala Amarela, Reitoria

Data: 1 a 15 julho

 

UC by Night

Data: sábados de 11 julho a 29 agosto (15€)

 

Exposição de Escultura

Local: Prisão Académica

Escultor: José Gonçalves

Data: julho

 

Reis no Paço Real

Local: Paço das Escolas

Data: Sextas das 15h às 17h

 

Noite no Paço Real

Local: Paço das Escolas

Data: 24 julho

 

Exposição de fotografia “Olhares de Coimbra”

Local: Prisão Académica

Fotógrafo: Nuno Caetano

Data: agosto

 

Coimbra em 360º

Local: Torre da UC

Data: setembro, sábados e domingos das 17h às 19h. Subida à Torre gratuita e limitada ao número de pessoas.

 

“Fotografe a UC”

Data: 5 setembro

 

Sketchcrawl

Data: 19 setembro

 

Exposição da Profitecla

Exposição fotográfica “Saudades de Coimbra”

Escola Profissional Profitecla

Data: outubro

 

Partilhe