Cria’ctividade, uma semana alternativa à praxe

16 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A primeira semana de aulas é habitualmente preenchida pelas tradicionais praxes académicas aos novos estudantes. Este ano, pela primeira vez, há uma alternativa. De 15 a 21 de setembro realiza-se a primeira edição do Cria’ctividade, uma semana de integração alternativa à praxe.

A ideia surgiu entre um grupo informal de alunos da Universidade de Coimbra (UC) que decidiram que esta seria uma boa oportunidade de mostrar “outra Coimbra” aos novos estudantes. Paulo Lemos, um dos organizadores defende que o objetivo é que “quem não se sinta confortável ou pretenda uma alternativa, o possa fazer”.

A plataforma Cria’ctividade é recente e junta 11 repúblicas de estudantes. Antes, o processo de recepção era “muito moroso, agora é imediato”, continua Paulo Lemos. “O Cria’ctividade não está restrito aos novos estudantes”, revela, “está aberto à comunidade. “São todos muito bem-vindos, quem queira conhecer o Cria’ctividade e as Repúblicas”.

O Cria’ctividade não está restrito aos novos estudantes

O programa apresenta, entre outras atividades, concertos, exibição de filmes, jantares comunitários e workshops. A semana vai terminar com uma “feira Cria’ctiva e febrada”, no Largo da Sé Velha no dia 21 de setembro.

A organização conta com diversos apoios entre os quais se destaca a Reitoria da Universidade de Coimbra e a Divisão de Relações Internacionais da UC. O projeto conta ainda com o apoio da Câmara Municipal e pela Associação Académica de Coimbra. As Repúblicas que fazem parte do Cria’ctividade são: Paços da República de Baco, Real República Prá-Kys-Tão, Paços da República dos Kágados, Real República do Bota-Abaixo, Paços da República dos Inkas, República do Kuarenta, República das Marias do Loureiro, República Rosa Luxemburgo, República Farol das Ilhas, República Ninho dos Matulões e a Surreal República dos Kapangas.

O programa completo da Semana Alternativa à Praxe pode ser encontrado aqui e mais informações sobre a plataforma podem ser encontradas aqui.

 

Partilhe