Desporto aliado à ciência e inovação

Criar e produzir conteúdos e implementar um projeto de comunicação em ciência são alguns dos objetivos do memorando de entendimento.

09 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Metabolismo, nutrição e atividade física são áreas “intimamente associadas”. Com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis e investigação biomédica aplicada ao desporto, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a comissão organizadora dos Jogos Europeus Universitários – European Universities Games EUG 2018 assinaram um memorando de entendimento.

“Um dos nossos objetivos iniciais era termos, em simultâneo com os jogos universitários, um programa educacional que incluísse as várias áreas do conhecimento ao desporto”, explica o secretário-geral dos EUG2018, Mário Santos. O responsável acredita que “o desporto pode ser o motor para a investigação e de inovação”, o que torna a parceria com o CNC “um desafio muito interessante”. “Faz do desporto uma ponte para a atividade física e a melhoria da qualidade de vida e de hábitos de vida saudável”, sublinha.

As várias iniciativas previstas, de sensibilização e comunicação de ciência, vão estar enquadradas nos EUG 2018, e através de uma rede de atletas, treinadores, investigadores e estudantes. “Já temos atividades a decorrer agora”, revela o presidente do CNC, João Ramalho-Santos.

Focado na formação de cientistas e no desenvolvimento de novas tecnologias para investigar o Síndrome do Fígado Gordo Não-Alcoólico (SFGNA), o projeto europeu “FOIE GRAS” é um dos projetos coordenados pelo CNC que assume como estratégia a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Assinatura de Protocolo entre o CNC e o EUG

Mário Santos espera que as iniciativas tragam “resultados práticos”. O secretário-geral acredita ainda que, através do memorando de entendimento entre as duas entidades, é possível mostrar “que o desporto é muito mais que uma competição e que no âmbito de uma universidade o desporto pode ser objeto de investigação e inovação”.

Os EUG 2018 acontecem entre 15 e 18 de julho, reunindo, em Coimbra, mais de 4500 atletas de mais de 300 universidades europeias.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe