Dia do Instituto Confúcio celebrado em Coimbra

Out 3, 2018

Durante o Dia do Instituto Confúcio foi ainda apresentado o Clube de Estudos Xinglin que vai ter atividades relacionadas com a cultura chinesa e a medicina tradicional chinesa.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Dia do Instituto Confúcio UnivCoimbra MC2018
Cristina Zhou, diretora do ICUC nomeada pela UC, o vice-reitor da UC, Joaquim Ramos de Carvalho, o conselheiro cultural da Embaixada da República Popular da China em Portugal, Shu Jianping e Huang Zaiwei, diretor do ICUC, nomeado pela parte chinesa.
Fotografia: © UC | Marta Costa

O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) “está a entrar numa nova fase, após um primeiro período de instalação”. Considerado pelo vice-reitor para as Relações Internacionais, Joaquim Ramos de Carvalho, “um marco importante para o relacionamento da UC com a República Popular da China”, o responsável vê, no futuro do ICUC, uma forma de continuar a consolidar essa ligação.

“Há quatro Institutos Confúcio em Portugal, mas este [de Coimbra] é diferente”. O conselheiro cultural da Embaixada da República Popular da China em Portugal, Shu Jianping, presente na cerimónia, acredita que a relação entre a UC, o Instituto Confúcio e os vários parceiros, “vai tornar-se cada vez mais intensa”.

O responsável destacou ainda “o momento oportuno” em que foi criado o ICUC já que, ao lecionar para além do chinês e mandarim, leciona ainda medicina tradicional chinesa. “A medicina tradicional chinesa está a ser bem acolhida pelo povo português”, afirmou o conselheiro. Para Shu Jianping, esta “vai tornar-se mais conhecida e contribuir para o melhoramento do estado da saúde em Portugal”.

Durante o Dia do Instituto Confúcio foi ainda apresentado o Clube de Estudos Xinglin que vai ter atividades relacionadas com a cultura chinesa e a medicina tradicional chinesa. A iniciativa, que assinalou o quinto aniversário do Dia do Instituto Confúcio e o segundo aniversário do ICUC teve lugar na Casa da Jurisprudência – Colégio da Trindade a 2 de outubro.

 

Marta Costa

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »