E tUCiclas?

Já conhece as UCicletas?

08 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

Chegou o UCicletas, o projeto piloto da Universidade de Coimbra (UC) de cedência e utilização temporária de bicicletas. Aberta a toda a comunidade académica, as 20 UCicletas disponibilizadas surgem de uma parceria entre o Gabinete do Desporto da UC (GDUC), a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Mais do que “uma mera partilha de bicicletas”, o projeto surge de uma “preocupação fundamental” de promoção de “hábitos saudáveis e atividade física de forma sustentável”, defende o coordenador do GDUC, Mário Santos, que vê este papel quase como uma “obrigação”. “A utilização da bicicleta no dia-a-dia tem vindo a provar-se uma ótima forma, não só das pessoas se movimentarem de uma forma sustentável e económica, como também com benefícios físicos”, acrescenta o responsável. O coordenador do GDUC considera que, “apesar de uma ou duas subidas, é muito fácil chegar a todo o lado de bicicleta”.

UCicletas

Ao contrário de outros projetos, já desenvolvidos por outras universidades nacionais, em Coimbra, o objetivo é “sermos diferentes”. De acordo com Mário Santos, o que se quer é “dar um acompanhamento ao próprio utilizador”. “Através da utilização de um grupo alvo, nós vamos poder monitorizar os quilómetros andados e os benefícios que trazem para a saúde e inserir esses dados em projetos de investigação”, exemplifica.

Para o futuro, o objetivo dos dinamizadores do UCicletas é a criação de um sítio para manutenção dos equipamentos e facilitação de informação do ponto de vista do treino. “Neste momento vamos disponibilizar parceiros que possam ajudar na manutenção das bicicletas, que é responsabilidade de cada um, monitorização da quilometragem realizada e algumas medições de índices básicos de condição física”, revela Mário Santos.

Já estão disponíveis as condições de adesão ao projeto assim como o formulário de candidatura. Todas as informações sobre as UCicletas podem ser encontradas aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe