Embaixador Sérgio Moreira Lima apresenta a Fundação Alexandre de Gusmão aos alunos da UC

24 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Dar a conhecer a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG) e o seu espólio bibliográfico é o mote para a visita do Embaixador brasileiro Sérgio Moreira Lima à Universidade de Coimbra (UC). Dar aos alunos da UC a ideia de que a “riqueza bibliográfica da Fundação reflete um pouco da própria percepção lusófona”,toda esta informação existe e está disponível para a partilha e downloads gratuitos declara Sérgio Moreira Lima, também presidente da FUNAG.

a informação existe e está disponível para a partilha e downloads gratuitos

“Pode-se encontrar desde livros clássicos até teses muito específicas como por exemplo, sobre a plataforma continental, direito do mar, direitos humanos ou outros assuntos mais específicos ligados a África, Brasil ou Portugal” acrescenta o embaixador.

O acervo conta com cerca de 600 obras, com a particularidade de 90 porcento ser escrita em língua portuguesa. “Acabamos por ler sobre a nossa própria cultura pelo que outros escrevem”, e para modificar essa realidade a  estratégia da FUNAG é criar uma base bibliográfica de forma de difundir o pensamento lusófono, finaliza Sérgio Moreira Lima.

 

 

A Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), criada em 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e tem como missão a realização de debates e a difusão de conhecimento sobre a política externa brasileira, temas de relações internacionais e da história da diplomacia brasileira, com vista, em especial, à formação de opinião pública a respeito dos grandes temas da agenda internacional contemporânea.
Partilhe