Este natal, ofereça um Bilhete Suspenso no TAGV

É a primeira vez que a iniciativa se realiza a nível nacional, direcionada a crianças.

19 dezembro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A proposta chegou pela mão da Rádio Zig Zag, da RTP, e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) aceitou o desafio. O objetivo é proporcionar às crianças da Casa de Infância Elysio de Moura uma experiência de cinema. Ao comprar um Bilhete Suspenso, explica o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, cada pessoa acaba por oferecer, “como presente anónimo, um bilhete para assistirem a uma sessão de cinema de animação”. A sessão acontece a 12 de janeiro, com a exibição dos Beastkids.

O Bilhete Suspenso é “um projeto que se enquadra na política solidária do TAGV”, continua Fernando Matos Oliveira. A realizar-se pela primeira vez a nível nacional e direcionado a crianças, os bilhetes já estão à venda, presencialmente na bilheteira do TAGV e também na bilheteira online.

“O Bilhete Suspenso não é uma ideia da Rádio Zig Zag”, explica Inês Sá Ribeiro, da Rádio Zig Zag. A responsável  conta que a ideia começou com o “café suspenso”. “Cremos que isto apareceu na altura do final da guerra, em Itália”, conta. “As pessoas iam ao café, pagavam o seu e pagavam ainda um café suspenso. Depois, as pessoas do café deixavam um talãozinho pendurado ou atrás do balcão ou no vidro. E as pessoas que passavam, carenciadas, entravam e pediam esse café suspenso”. Uma ideia que “correu bem” principalmente porque foi feita pelas pessoas, sublinha ainda Inês Sá Ribeiro, “de anónimo para anónimo”. Daí até ser uma ideia adaptada para a cultura foi um passo.

O Bilhete Suspenso acaba por “oferecer cultura” o que “é uma experiência que faz toda a diferença na formação de uma criança”, acredita Inês Sá Ribeiro. “Não estamos a trabalhar só com a solidariedade, mas também com a empatia. Queremos que as próprias crianças levem outras ao teatro”, acrescenta.

Os bilhetes, que têm um custo de 4 euros, já estão disponíveis. A campanha decorre até 6 de janeiro de 2019.

Mais informações sobre o Bilhete Suspenso e a Rádio Zig Zag aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe