Exercício, Mitocôndria…& Nós

A coleção de banda desenhada idealizada pelo CNC/UC é inspirada nos Jogos Europeus Universitários 2018.

16 julho, 2018≈ 2 mins de leitura

Tornar a ciência mais acessível, transformando-a em banda desenhada, foi com este intuito que o projeto europeu FOIE GRAS, coordenado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), criou a banda desenhada “Exercício, Mitocôndria…& Nós”.

Com o objetivo de “sensibilizar sobre o contributo do exercício para a nossa condição física e para o funcionamento do corpo, incluindo a performance de estruturas nas nossas células, chamadas mitocôndrias, essenciais para produção de energia” explica a investigadora do CNC, Anabela Marisa Azul.

Ao associar a banda desenhada aos Jogos Europeus Universitários 2018, que se realizam em Coimbra entre 15 e 28 de julho, foi criado junto do público uma “motivação para praticarem exercício” ao mesmo tempo que se apreende a “importância que certas estruturas da célula têm enquanto equilíbrio no nosso corpo”, sublinha Anabela Marisa Azul.

A banda desenhada já está disponível online com o Jornal Público e conta a história das mitocôndrias e transporta-as “para o dia-a-dia das pessoas”, continua a investigadora. A ideia, refere, é “conjugar elementos científicos com a realidade das pessoas”.

O ilustrador responsável, Rui Tavares, desvenda que o objetivo passa por “integrar” conteúdos científicos mais técnicos com os Jogos Europeus Universitários, mostrando as várias modalidades que vão estar em competição. Mas, ao mesmo tempo, com “o dia-a-dia das pessoas e a cidade de Coimbra”.

 

 

Karine Paniza e Marta Costa
Partilhe