Exposição fotográfica mostra Mulheres Indígenas no Amazonas

A exposição está patente no TAGV até 29 de outubro.

14 outubro, 2015≈ 4 mins de leitura

© DR | Jenniffer Simpson dos Santos

“A foto e o vídeo têm a capacidade de chegar onde o texto não chega”, explica Jenniffer Simpson dos Santos, autora da exposição Lutas Artesanais, Mulheres indígenas no Amazonas. Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a socióloga esteve em Manaus a fazer investigação durante oito meses e trabalhou com duas associações de mulheres indígenas do Amazonas. A Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, oriundas de região de fronteira do Brasil, e a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, localizada no baixo Amazonas. A exposição, refere Jenniffer Simpson dos Santos, “aborda os modos de vida e os processos de luta das mulheres indígenas através da confecção e comercialização de artesanato”. A autora explica que “a voz, o movimento do corpo, são outras formas de traduzir a investigação que fiz. E tudo isso diz muito mais que a palavra escrita”, afirma Jenniffer Simpson dos Santos.

A exposição aborda os modos de vida e os processos de luta das mulheres indígenas

A exposição surge enquadrada com o lançamento do doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que após uma reformulação, surge com “uma nova forma”. Adriana Bebiano conta que o portefólio de Jenniffer Simpson dos Santos “fazia todo o sentido ser apresentado como um projeto feminista, que o é”. A diretora do curso explica que a “coleção de fotografias de uma cooperativa de mulheres artesãs do Amazonas” é um “olhar sexuado” para a comunidade indígena que acaba por fazer “todo o sentido ser acolhido”. “É uma ideia feliz ter esta forma festiva de assinalar e festejar o reinício do doutoramento”.

A exposição Lutas Artesanais, Mulheres indígenas no Amazonas, com fotografias de Jenniffer Simpson dos Santos vai estar patente no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) de 15 a 29 de outubro.

 

 

Para além da seleção de 30 fotografias, Lutas Artesanais, Mulheres Indígenas no Amazonas vai ainda apresentar a “materialidade do artesanato”. Jenniffer Simpson dos Santos revela que vai ser possível ver “algumas obras de artesanato, feito por estas artesãs”. Os objetos representam “um discurso coletivo” destas mulheres, afirma.

A inauguração está marcada para 15 de outubro, quinta-feira, pelas 18h30, e a exposição vai estar disponível no Café Teatro e na Sala Branca do TAGV. O evento vai contar ainda com um debate com a presença da autora, e de Ana Teresa Peixinho e Adriana Bebiano, da FLUC.

A mostra é uma produção Estudos Feministas da FLUC e Reitoria da Universidade de Coimbra no âmbito dos 725 anos da UC – Tempo de Encontro(s), e tem o apoio Fotoclube Íris Feminista e do TAGV. Mais informações aqui.

Partilhe