Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC celebra 246 anos

11 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

A 12 de outubro de 1772 acontecia a abertura solene das aulas da Faculdade de Matemática e Filosofia Natural, génese da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). 246 anos depois celebramos o “Dia da FCTUC”.

O auditório do edifício central da faculdade vai receber, a partir das 14 horas, as várias atividades programadas para o dia de aniversário. A palestra “Universidades do Século XXI: Que Competências? Que Pedagogias?”, por António Dias de Figueiredo, será um dos pontos altos de um dia que arranca com as intervenções de Luís Neves, Diretor da FCTUC, José António Paixão, presidente da Assembleia da Faculdade, e do vice-reitor da UC, Luís Filipe Menezes.

A FCTUC vai ainda dar a conhecer a ADAI e alguns projetos de estudantes e investigadores que se destacaram no último ano. Também o projeto Há Baixa estará em destaque.

As celebrações incluem, também, o espetáculo “Mensageiro das Estrelas” pela companhia de teatro Marionet, com encenação de Mário Montenegro. Do programa faz ainda parte a atribuição de Menções Honrosas a docentes, investigadores, estudantes e funcionários da FCTUC.

Para Luís Neves, diretor da faculdade, um dos desafios da FCTUC passa por “consolidar o trabalho que foi feito nos últimos anos e que nos levou a um desempenho meritório a nível internacional”. O diretor acrescenta ainda que o trabalho para melhorar esse desempenho deve ser diário. Outro dos desafios passa pela “renovação dos quadros docentes”, trabalho esse que já está a ser desenvolvido.

 

 

246 anos FCTUC_programa

 

246 anos FCTUCprogram

 

Milene Santos e F. Fernandes
Partilhe