Faculdade de Letras homenageia Irene Ramalho Santos

A partir das 17h30, a Sala Silva Dias recebe a apresentação da obra The Edge of One of Many Circles, que tem como objetivo homenagear a professora catedrática jubilada da FLUC.

19 junho, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Dois volumes, mais de 900 páginas. É assim que se compõe a homenagem da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) a Maria Irene Ramalho dos Santos. A obra The Edge of One of Many Circles foi organizada pelas docentes da FLUC, Isabel Caldeira, Graça Capinha e Jacinta Matos, para homenagear a professora catedrática jubilada que “continuou a ser admirada pela sua humildade inteletual”, defende Isabel Caldeira.

A apresentação da obra vai ser feita durante uma sessão promovida para homenagear a antiga docente da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC. Isabel Caldeira é uma das organizadoras do evento, e explica que, Irene Ramalho Santos foi a “primeira americanista portuguesa”, mas acabou por se especializar noutras áreas, “como os estudos feministas, poética, estudos pessoanos e literatura comparada”. De acordo com Isabel Caldeira, foi a homenageada que colocou “a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Letras num plano internacional”.

A obra The Edge of One of Many Circles reúne artigos de especialistas de várias áreas e poemas de poetas de várias nacionalidades, que estiveram presentes nos Encontros Internacionais de Poetas, bem como uma secção de testemunhos em honra de Irene Ramalho Santos.

A sessão realiza-se na terça-feira, 20 de junho, a partir das 17h30, na Sala Silva Dias.

 

Texto por: Marta Costa
Partilhe