FMUC tem novos cursos de mestrado abertos

"Genética Clínica Laboratorial" e "Neurociências Molecular e de Translação" são os temas dos dois novos mestrados da Faculdade de Medicina. As inscrições abrem em abril.

19 fevereiro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tem dois novos cursos de mestrado, inéditos em Coimbra. A oferta formativa da FMUC inclui o Mestrado em Genética Clinica Laboratorial, coordenado por Isabel Carreira e Joana Barbosa de Melo, e o Mestrado em Neurociências Molecular e de Translação, coordenado por Ana Cristina Rego.

Com candidaturas abertas entre 1 de abril e 15 de julho, o Mestrado em Neurociências Molecular e de Translação tem como objetivo a “formação avançada sobre o estudo multidisciplinar na área das Neurociências fundamental ou básica (molecular e celular)”. O curso na FMUC tem ainda a vantagem de “ter alicerçada a investigação em neurociências. Conseguimos ter a participação de várias faculdades e centros de investigação, ter os hospitais e centros como o Centro de Neurociências e Biologia Celular ou o ICNAS, e daí recrutar vários docentes que podem dar uma formação mais forte nas neurociências desde o ponto de vista básico até à clínica”, sublinha Ana Cristina Rego.

Os “avanços tecnológicos nas áreas da genética humana (desde a citogenética, genética/biologia celular, a bioquímica genética, à genómica, que têm levado a que um número crescente de testes genéticos sejam disponibilizados” beneficiam “um número cada vez maior de indivíduos”, defende Isabel Carreira, uma das coordenadoras do curso de Mestrado em Genética Clínica Laboratorial na FMUC. “Para uma boa qualidade de respostas laboratoriais, são necessários profissionais de saúde com conhecimentos sólidos, vastos e transversais” na área. Com isso em mente, a FMUC abriu esta oferta formativa.

Numa área “em franca expansão em que é essencial termos quadros altamente competentes e diferenciados, este novo mestrado pretende contribuir para colmatar esta necessidade”, acrescenta a também coordenadora, Joana Barbosa de Melo. As candidaturas estão abertas entre 1 de abril e 15 de julho.

Mais informações sobre os cursos, deve ser consultada a página http://www.uc.pt/candidatos/

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe