Fundo Solidário – há oito anos a ajudar estudantes com dificuldades financeiras

Projeto atua em conjunto com entidades de Coimbra, como os SASUC, AAC, IPC entre outras. O lema do Fundo Solidário é Existir para Ninguém Desistir.

23 abril, 2018≈ 4 mins de leitura

© DR

O Fundo Solidário é uma iniciativa que promove o auxílio a estudantes com dificuldades económicas na continuação de seus estudos. Com o lema “Existir para Ninguém Desistir”, o projeto assinala, em 2018, oito anos de existência. A coordenação é feita pelo Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), em colaboração com diversas entidades de Coimbra, entre as quais a Universidade de Coimbra (UC).

Para celebrar o oitavo aniversário, o Fundo Solidário destaque para a habitual Feira do Livro a 1€, já na sexta edição e que, em 2018, realiza-se entre 26 de abril e 3 de maio.

A administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), Maria Conceição Marques, ressalta que o trabalho do Fundo Solidário é de “mobilizar a comunidade de um modo geral para a problemática da escassez de recursos de alguns estudantes”.

No que toca à UC, Maria Conceição Marques explica que o Fundo Solidário encaminha estudantes que tenham dificuldades em financiarem os estudos para os SASUC. De acordo com a responsável, os estudantes são então apoiados no âmbito das bolsas da direção geral do ensino superior ou através de iniciativas da própria Universidade, nomeadamente o Fundo de Apoio Social e o Programa de Apoio Social a Estudantes Através de Atividades de Tempo Parcial (PASEP).

O Fundo Solidário encaminha estudantes para outras entidades parceiras, como a Cáritas Diocesana de Coimbra, o Centro de Acolhimento João Paulo II e ou a Associação Académica de Coimbra, através do projeto Lado a Lado, por exemplo.

Para o provedor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Alberto Barata Cavaleiro, as parcerias servem a função de fornecer “perspectivas dissonantes” que existem entre os estudantes. Através das visões de cada instituição consegue ter-se uma atitude proativa para a vida dos estudantes, acrescenta.

A administradora dos SASUC adianta que a “lógica de complementaridade de apoios sociais” permite “apertar e densificar ainda mais a malha das respostas sociais dadas aos estudantes do ensino superior com carências socioeconómicas”. Ideia semelhante de Alberto Barata Cavaleiro. O provedor da ESenfC conclui que, “no fundo, trata-se de ter um papel proativo antes que as coisas aconteçam e ajudar quem tem mais dificuldades no sentido de criar um caminho harmonioso, mas com responsabilidade”.

A doação dos livros, para a Feira do Livro a 1€, podem ser feitas no Instituto Universitário Justiça e Paz.

 

Vittorio Aranha – Estudante FLUC
Partilhe