Gabinete de Física inaugura placa que assinala a distinção como Sítio Histórico Europeu

O Gabinete de Física da Universidade de Coimbra foi nomeado em 2014 como “EPS Historic Site” pela Sociedade Europeia de Física. É o único local em Portugal a receber esta distinção.

11 março, 2016≈ 3 mins de leitura

Depois da nomeação como European Historic Site of Physics (Sítio Histórico Europeu), o Gabinete de Física recebeu a cerimónia de inauguração da placa comemorativa da classificação.

A sessão contou com a presença de Luisa Cifarelli, da Sociedade Europeia de Física, e de Teresa Peña, Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, entre muitos outros.

O Gabinete de Física da Universidade de Coimbra (UC) foi nomeado em 2014 como “EPS Historic Site” pela Sociedade Europeia de Física. Trata-se assim do primeiro local em Portugal a receber esta importante distinção, atribuída a locais na Europa que desempenharam um papel altamente relevante no desenvolvimento da física.

Atualmente integrado no Museu de Ciência da UC, o Gabinete de Física foi criado em 1772 durante a Reforma Pombalina e afirma-se pela riqueza dos seus instrumentos e aparelhos utilizados para realizar experiências científicas que constituem uma coleção rara no mundo, refletindo de modo notável a evolução da Física durante os séc. XVIII e XIX.

Desde o passado dia 1 de março, o Gabinete está aberto regularmente ao público, de terça a domingo, entre as 10h e as 18h.

Saiba tudo sobre o Gabinete de Física e não só no site do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, aqui.

 

Recorde aqui a notícia da distinção dada ao Gabinete de Física.

Partilhe