Gestão do ensino superior nos países de língua portuguesa em debate na Universidade de Coimbra

A 5.ª Conferência FORGES, tem lugar a 18, 19 e 20 de novembro de 2015, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

22 outubro, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Autonomia e os Modelos de Governo e Gestão das Instituições de Ensino Superior” é o tema da conferência coorganizada pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, integrada no programa de comemorações dos 725 anos da UC. A 5.ª Conferência FORGES, tem lugar a 18, 19 e 20 de novembro de 2015, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

 

 

Com mais de uma centena de comunicações, em sessões paralelas à conferência, oriundas do Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, vão ser abordadas temáticas em torno dos modelos de governo e gestão das instituições de ensino superior (IES), da regulação, autonomia e participação nas IES, no acesso e autonomia no ensino superior e na avaliação institucional. “A conferência tem como objetivo transmitir o que se está a passar nos países de língua portuguesa levando a debate os principais desafios e preocupações” revela Luisa Cerdeira, presidente da FORGES.

A governação e práticas de e-learning no ensino superior nos países de língua portuguesa e a gestão do ensino superior de saúde no espaço de língua portuguesa são também abordados nas sessões paralelas, através de grupos de trabalho.

A quinta Conferência visa promover a aproximação de toda a comunidade educativa, em especial os decisores da política educativa, os membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, os administradores, os docentes/investigadores e os estudantes, sendo uma oportunidade de excelência para refletir sobre alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. “Ao conhecermos os programas que estão sendo colocados em prática em cada país e debatemos, refletindo sobre eles, acabamos por ter uma visão estratégica mais clara e mais consolidada para colocar em prática na nossa instituição e no nosso país” afirma a presidente.

 

 

Depois das anteriores edições, que decorreram em Lisboa e Coimbra (2011), em Macau (2012), em Pernambuco (2013) e em Lubango e Luanda (2014), a Universidade de Coimbra recebe novamente os representantes do ensino superior. Oriundos dos países e regiões de língua portuguesa, criam um evento único em torno da temática da gestão do ensino superior.

Mais informações sobre a 5.ª Conferência FORGES  aqui.

Partilhe