Há novos mapas pombalinos para ver no Museu da Ciência da UC

Jan 16, 2019

A inauguração teve lugar a 16 de janeiro no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Mapas no Museu da Ciência MC2019
Fotografia: © UC | Marta Costa

Depois do tratado de Tordesilhas e o de Alcáçova, onde o mundo cartográfico e político estava dividido entre Portugal e Espanha, surgem, mais precisamente no século XVIII, cinco mapas da autoria de Jean-Baptiste Nolin (c.1657–1708) adquiridos durante o período da Reforma Pombalina.

Os cinco mapas foram restaurados e agora fazem parte do circuito expositivo do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC). “São mapas muito interessantes”, explica a diretora do museu, Carlota Simões. Um dos mapas em exposição “além de mostrar o mundo como era conhecido na altura tem também uma conceção muito religiosa”.  Carlota Simões refere o pormenor de “Deus a criar o mundo e a pôr a terra no centro e à lua a volta. E em torno do mapa existem várias imagens bíblicas, com imagens que retratam a história de Adão e Eva”, revela a diretora. “Temos aqui ciência e religião no mesmo quadro”.

Os mapas integram a exposição “Cartas Geográficas do Iluminismo” inaugurada por altura das comemorações dos 482 anos da transferência definitiva para Coimbra do Estudos Gerais

Marta Costa e Karine Paniza

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »