Há uma nova forma de ver o céu

Cerimónia de inauguração do novo telescópio contou ainda com a apresentação de dois projetos: SpinLab e SWAIR.

26 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

Sexta-feira, 23 de fevereiro, foi dia de novidades no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC). Foram três os pontos-chave do dia, que, de acordo com o vice-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, responsável pelo OGAUC, João Fernandes, estão interligados, pois todos “têm a ver com o trabalho desenvolvido pelo OGAUC”. Desde “a investigação, a transferência de saber para a sociedade e a transferência e a comunicação e divulgação de ciência”.

Foram apresentados dois projetos em que o OGAUC está envolvido. O SpinLab é “um projeto estratégico de investigação da terra e do espaço” que dá conta da meteorologia espacial”. Já o SWAIR, é “uma aplicação que envolve as mais as empresas”, explica João Fernandes, “para o setor da aviação, e em específico para a navegação aérea”. No final, foi inaugurado o novo telescópio, batizado Monteiro da Rocha, em homenagem ao primeiro diretor do Observatório.

Inauguração do telescópio Monteiro da Rocha

“Estão criadas condições tanto a nível da comunicação de ciência quanto para a relação com as empresas, quer com o novo equipamento. Esperamos que ao nível da investigação possamos consolidar ainda mais esta área”, afirmou o vice-reitor, Amílcar Falcão.

Saiba mais sobre a inauguração do novo telescópio do OGAUC e sobre os projetos apresentados, aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe