Histórias de Expedições Botânicas chegam ao Museu da Ciência da UC

Para além da exposição o evento vai contar ainda com um quatro palestras.

13 março, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Explorar a flora de uma região foi o mote para as expedições botânicas ao longo de séculos. Durante as viagens, foram colhidos diversos exemplares e estes integram herbários que são, ainda hoje, indispensáveis à investigação da diversidade vegetal.

A partir de 15 de março, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta alguns dos trabalhos que resultaram das expedições de Sisenando Marques, Júlio Henriques, John Gossweiler e Jorge Paiva. A exposição Histórias de Expedições Botânicas ilustra quatro viagens em África, entre São Tomé e Príncipe e Angola, desde finais do século XIX e os nossos dias, dos quatro naturalistas, todos ligados à Universidade de Coimbra.

Paralelo à exposição, o Museu da Ciência convida os interessados a assistir a um ciclo de palestras. São quatro no total, com início marcado para o dia de inauguração da exposição, a 15 de março, e que vai ser contada na primeira pessoa. O botânico Jorge Paiva vai apresentar “Expedições Botânicas”. A segunda palestra, a 24 de abril, é dedicada a “Sisenando Marques: expedição ao Muata‑Ianwo”, e tem como oradora Fátima Sales. Joaquim Santos fala sobre “John Gossweiler: uma vida a percorrer Angola”, a 22 de maio e, para encerrar o ciclo de palestras, temos Maria Teresa Gonçalves a 18 de setembro, com a palestra “Júlio Henriques: caminho longo”.

A inauguração da exposição Histórias De Expedições Botânicas tem lugar a 15 de março às 16h30, no Colégio de Jesus. Saiba mais sobre o evento aqui.

 

Conheça toda a programação da 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe