A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) acaba de mais do que duplicar o número de livros indexados no DOAB (Directory of Open Access Books ou Diretório de Livros em Acesso Aberto, numa tradução livre).

O número de livros indexados chega agora a 576, o que coloca a IUC na 11.ª posição entre 381 editoras. Tal facto significa que a Imprensa da UC ascendeu ao top 3% a nível internacional.

O diretor da IUC, Delfim Leão, recorda que “há um ano a Imprensa da Universidade de Coimbra inovou naquilo que é o contexto das editoras académicas ao conseguir indexar 251 livros num índice de referência, o DOAB” (notícia relacionada aqui). Um ano volvido, a IUC conseguiu duplicar esse número inicial, facto que é “extremamente importante”, realça o também Vice-Reitor da Universidade de Coimbra. “Não basta colocar conteúdos em acesso aberto, importa acrescentar-lhes valor e a indexação corresponde a esse processo de valorização porque instâncias independentes aplicam critérios, filtros de natureza científica, que se prendem com a qualidade com que é feito o trabalho de arbitragem, curadoria, de todo o processo editorial e, reconhecendo o cuidado com que é feito, valorizam a indexação”, explica ainda Delfim Leão.

Para além do excelente posicionamento da Imprensa da UC no DOAB, a editora reforçou a sua posição no REDIB – Libros,  Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico, índice que foi convidada a integrar, enquanto membro fundador, há um ano.

De acordo com Delfim Leão, “recebemos há poucos dias a notícia que os mesmos 576 livros foram incluídos nesse índice”, estando neste momento em curso o processo de passagem de 251 títulos referenciados para 576. O diretor da Imprensa não tem dúvidas de que “publicar na Imprensa da Universidade de Coimbra não significa apenas passar por um processo rigoroso de arbitragem e de acompanhamento”, significa também “uma valorização que vai muito além do momento da publicação e que se prolonga nos anos seguintes” e da qual a indexação neste tipo de índices é prova.

 

 

O catálogo indexado DOAB está disponível aqui e o catálogo no REDIB pode ser consultado aqui.

 

 

F. Fernandes e Milene Santos

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »