Joaninha ensina economia a crianças e jovens

Do Projeto de Cidadania e Educação Fiscal resultaram três livros.

10 março, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Mostrar o que são os impostos, para que servem e porque é preciso pagá-los”. Este é o objetivo do Projeto “Cidadania e Educação Fiscal”. Ana Maria Rodrigues, professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), explica que a iniciativa procura “fazer alguma coisa pela sociedade”, começando pelas crianças.

Do primeiro ciclo de escolaridade à universidade, o projeto quer chegar a todas as fases de preparação para a vida adulta. Através de três livros, crianças, adolescentes e estudantes universitários acompanham a personagem principal, a Joaninha, que explica tudo o que precisam de saber sobre a matéria. De acordo com a docente da FEUC, pretende-se mostrar “a importância do pagamento dos impostos e para que que servem”.

Desenvolvidos por Ana Maria Rodrigues, Clotilde Celorico Palma, professora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e Cidália Mota Lopes, professora no Coimbra Business Scholl (ISCAC), os manuais foram criados a pensar em cada uma das faixas etárias, para explicar o tema com base nos conhecimentos de cada jovem leitor.

No âmbito do projeto, realizaram-se duas conferências. A primeira em Lisboa, a 23 de novembro, onde foi lançado o primeiro livro da série, destinado a crianças do primeiro ciclo de escolaridade. A segunda conferência realizou-se no dia de aniversário da UC, a 1 de março, com o lançamento do manual desenvolvido para os estudantes universitários. O lançamento do livro dirigido aos adolescentes está marcado para 28 de abril, no Porto.

Segundo Ana Maria Rodrigues, o lançamento dos livros foi a primeira fase. O projeto “Cidadania e Educação Fiscal”, promovido pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), tem como objetivo final “conseguir que o Ministério da Educação partilhe o programa e o conduza às restantes escolas deste país”. Assim, pretende-se integrá-lo “num projeto global de cidadania”, conclui.

 

 

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Partilhe