Jogos Europeus Universitários 2018 em Coimbra querem ser um “legado para o futuro”

Presidente da European University Sports Association esteve em Coimbra para ver como decorrem as preparações para os jogos de 2018

01 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Rui Santos

O Presidente da European University Sports Association (EUSA), Adam Roczek, esteve de visita a Coimbra para conhecer o ponto de situação na preparação para os Jogos Europeus Universitários 2018. “A questão não é propriamente com os jogos, pois sabemos a capacidade de Coimbra, da FADU (Federação Académica de Desporto Universitário) e da Universidade. A questão é definir aquilo que pretendemos alcançar com a organização dos jogos”, explicou Adam Roczek durante a conferência de imprensa que se realizou a 30 de novembro na Reitoria da Universidade de Coimbra (UC). “A maior preocupação e desafio para todos os envolvidos é como utilizar os jogos para deixar um legado duradouro na cidade”, afirmou o responsável.

A maior preocupação e desafio para todos os envolvidos é como utilizar os jogos para deixar um legado duradouro na cidade

E é no futuro que todas as entidades promotoras dos EUSA Games 2018 estão a pensar. A UC, a Associação Académica de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, em conjunto com a FADU, assinaram recentemente um acordo de colaboração para fazer da cidade um local onde é mais fácil para todos praticar desporto. Por tudo isto, e cerca de 15 meses após a candidatura, Adam Roczek considerou que este era o momento ideal para fazer um balanço. E gostou do que viu. O responsável da EUSA mostrou-se “satisfeito” com o que lhe foi apresentado.

O vice-reitor da UC responsável pelos Jogos de 2018, Amílcar Falcão, referiu, durante a conferência de imprensa de balanço da visita de Adam Roczek, que a organização está à procura “que a grande maioria das atividades de competição seja feita no Estádio Universitário”. Após as obras dos pavilhões 1 e 3, estão agora “em aberto outras reestruturações possíveis”, adianta Amílcar Falcão. “É uma questão de melhorar espaços”, continuou o responsável, “melhorias que vão sendo feitas de acordo com o que for decidido”. Para Amílcar Falcão há várias obras que podem ainda ser feitas, como “a tribuna e balneários do estádio e campos para a prática de desportos na areia”, exemplifica.

 

Partilhe